Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
O diretor de Turismo de São João da Boa Vista, Marcelo Correia, participou da edição de quinta-feira (18) do programa 2 EM 1, na qual falou sobre os projetos da pasta em atividade, a possível revogação da Lei dos Bares e a reativação do trem turístico que atravessa o município.
.
.
A conversa teve início com um questionamento sobre a posição de Marcelo quanto à Lei dos Bares, norma municipal que regulamenta os horários de funcionamento do comércio sanjoanense e que virou alvo de debate após a Câmara demonstrar, nessa segunda-feira (15), a intenção de modificar ou revogar o texto para fortalecer a “vida noturna” da cidade.
Correia disse que é necessário “repensar algumas coisas” na cidade, e que a Prefeitura já iniciou os debates sobre a Lei dos Bares desde o início desse ano. No mesmo dia de sua participação no programa 2 EM 1, o diretor teria uma reunião com o vereador Leandro Thomazini (PT), que é quem encabeça a pauta.
Marcelo reforçou que São João precisa ser uma cidade “ordeira e pacata”, e que a eventual revogação ou alteração da Lei dos Bares não será feita de maneira irresponsável, mas sim seguindo “uma série de procedimentos” que devem garantir o bem-estar do cidadão.
O diretor aproveitou a oportunidade para convidar todos os cidadãos e turistas a participarem do Festival Gastronômico Sabor de São Paulo, que chega sábado (20) em São João da Boa Vista. O evento acontece na Cidade das Artes, das 11h às 17h, e integra o Sabor de São Paulo, maior programa de valorização da gastronomia paulista.
O programa divulga o rico cenário gastronômico que existe fora da capital, mostrando o dedicado trabalho de produtores regionais e estabelecimentos comerciais, facilitando a compreensão da cadeia de produção do turismo paulista por meio da gastronomia. “É uma festa para a família, a entrada é totalmente gratuita”, reforça o diretor.
Questionado quanto ao projeto de reativação do trem turístico em São João, Marcelo diz que o projeto existe há, pelo menos, 20 anos, e que finalmente está saindo do papel e sendo colocado em prática por meio de negociações com os governos Estaduais (SP e MG) e Federal.
O trecho que contempla Aguaí, São João da Boa Vista, Águas da Prata e Poços de Caldas ainda não tem datas concretas para ser implementado, porém o diretor garante que a maior parte dos estudos para tal já foi realizada. “É um projeto caríssimo, (…) mas os estudos de viabilidade técnica já mostram que é possível”, afirmou.
Marcelo aponta que há “uma série de entraves” para a realização do projeto, mas que a recente reativação do trem turístico de Cruzeiro demonstrou que tal feito pode ser realizado.
.
Por fim, o diretor contou, em primeira mão, que São João da Boa Vista conseguiu adentrar no programa ‘Territórios Empreendedores’, do Sebrae – um projeto de fortalecimento do turismo que contempla cidades em torno do território vulcânico de São Paulo, entre outras. Tal feito, segundo Marcelo, fortalece a relação de São João com outros municípios próximos.
.
.
Confira a entrevista completa logo abaixo.
.
Matéria publicada em 18 de setembro de 2025, às 15h11.