
Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Material escolar deve ter recorte de 5,9% nas vendas de 2026 em comparação com o ano passado, segundo projeção do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (IBEVAR) e da Fia Business School.
O aumento dos preços dos materiais escolares foi muito maior que a inflação, o que provocou o bolso dos consumidores. Em comparação de janeiro de 2023 e janeiro de 2026, os preços dos produtos subiram cerca de 29%, enquanto a Inflação Oficial (IPCA) ficou em 14,3% no mesmo período.
Cadernos, livros e mochilas, considerados os itens com maior valor, tendem a ter quedas significativas, já produtos considerados mais baratos, como lápis e canetas, mantém o valor mais estável.
Ainda de acordo com o IBEVAR, a queda na procura pelos materiais escolares não é pela falta de necessidade, mas devido ao orçamento das famílias estar apertado.
A sócia-proprietária de uma loja de material escolar de São João da Boa Vista, Isabella Duarte, afirma que os consumidores tem preferido ir até a loja presencialmente ver os valores, pesquisando e comparando. Como a loja também vende no modelo online, os preços físicos e virtuais estão bem competitivos. “Para aqueles que preferem praticidade, temos a opção de escolha do material por WhatsApp e entrega ou retirada dos materiais. E, para aqueles que preferem escolher os itens pessoalmente, temos uma equipe preparada para atender nossos clientes nas lojas físicas”, explicou.
Ainda segundo Isabella, outro diferencial que tem atraído e facilitado a vida dos consumidores, é a forma no pagamento que pode ser feita em até 10x sem juros, o que agrada os clientes. Os consumidores também gostam da variedade. “Eles comentam que podem encontrar tudo em um só lugar”, relatou.
A sócia-proprietária pontuou que como empreendedora, percebeu que as matérias primas como papel e plástico aumentaram os valores para revenda, além da alta do dólar, os produtos importados ficaram mais caros.
Com informações do INFOMONEY.
Matéria publicada em 21 de janeiro de 2026, às 10h42