Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
A Câmara Municipal de São João da Boa Vista pretende redigir um documento solicitando que a Santa Casa Dona Carolina Malheiros apresente um relatório detalhado sobre as cirurgias já realizadas e aquelas que ainda precisam ser realizadas.
.
.
A casa também quer um esclarecimento quanto a situação da fila de espera, com o objetivo de solucionar problemas apontados pela população, como pacientes aguardando há mais de 5 anos por uma cirurgia.
A proposta surgiu após intenso debate na 24ª Sessão Ordinária, realizada na segunda-feira (26), quando o vereador Luiz Paraki (REDE) subiu à tribuna para questionar a atuação da instituição no município.
Paraki citou um suposto repasse de quase R$ 74 milhões da Prefeitura para a Santa Casa como exemplo de que o atraso nas cirurgias não poderia ser justificado como falta de verba. Ele não especificou de qual repasse se trata.
O vereador finalizou afirmando que a Santa Casa não realiza nem o pacote de 45 cirurgias mensais compradas pela Prefeitura de São João da Boa Vista, e que nenhuma das justificativas apresentadas pela instituição explica as falhas no serviço de saúde.
.
Em seguida, o presidente da Câmara, Bira (MDB), suspendeu a Sessão para a realização de uma roda de debates.
Ele abriu a discussão sugerindo que, ao final, devido a gravidade dos fatos, fosse redigido um documento solicitando a lista de espera de todas as cirurgias, a possibilidade de a Prefeitura realizar um convênio com outros hospitais e uma análise sobre a situação do sistema CROSS (que encaminha pacientes de algumas cidades para serem atendidos em outro município).
.
O vereador Pastor Carlos (Avante) também participou da discussão. Ele acrescentou que gostaria de saber, por meio do futuro documento, quantas cirurgias foram feitas até o momento nesse ano de 2025 pela Santa Casa.
.
Já Dr. Sabino (NOVO), que foi diretor da Santa Casa durante 12 anos, disse que nunca antes presenciou uma situação como a que se encontra a instituição no momento, e alegou que o sistema CROSS está mandando pacientes para a unidade “sem necessidade”, solicitando atendimentos com especialistas que a Santa Casa não possui.
Por conta de problemas técnicos com o áudio da Câmara, a fala em vídeo não pode ser veiculada.
.
.
Outros vereadores também se posicionaram quanto ao tema. Confira abaixo.
.
Matéria publicada em 26 de agosto de 2025, às 12h44.