
Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Na última sexta-feira (12), a Câmara Municipal de Poços de Caldas aprovou, por unanimidade, o fim das charretes turísticas puxadas por cavalos na cidade.
.
.
O projeto substitutivo, apresentado pelo vereador Lucas Arruda (Rede), extingue o serviço de charretes movidas por tração animal e autoriza o uso de carruagens elétricas como alternativa para o transporte turístico.
A decisão ocorreu em uma sessão extraordinária que contou com um esquema de segurança reforçado, envolvendo a Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Tudo transcorreu com tranquilidade.
Antes de entrar em vigor, a Lei precisa ser publicada pela Prefeitura de Poços de Caldas em Diário Oficial. Não foi informada nenhuma data para tal ato.
.
.
Em junho deste ano, a Prefeitura de Poços de Caldas havia enviado um projeto para a Câmara que propunha a substituição das charretes por carruagens elétricas. No entanto, o projeto original recebeu várias emendas que acabaram por descaracterizá-lo.
Como o regimento da Câmara impedia a apresentação de um novo projeto, coube ao líder do governo, vereador Lucas Arruda, apresentar um substitutivo que garantiu a aprovação do novo modelo de transporte.
O serviço de carruagens elétricas, agora aprovado, ainda deverá ser regulamentado pela administração municipal antes de ser implementado. A expectativa é que o transporte seja operado pela iniciativa privada, por meio de uma concessão pública.
Quanto às charretes, elas deverão deixar de circular definitivamente 90 dias após a sanção da lei. Aos charreteiros, que muitos atuam há décadas no setor, será oferecida uma ajuda no valor de R$ 20 mil, a ser dividida em quatro parcelas, para que possam se requalificar e se estabelecer em outra área econômica.
Fonte: EPTV Sul de Minas
.
Matéria publicada em 15 de dezembro de 2025, às 12h33.