A Prefeitura de São José do Rio Pardo (SP) confirmou nesta segunda-feira (19) a morte de uma criança de 8 anos vítima de meningite bacteriana.
.
Casos assustam
.
Maria Isadora Souza Nascimento estava internada em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa de São Carlos.
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou que acompanha a situação desde a confirmação do caso e presta suporte em conjunto com os serviços de saúde envolvidos. A vítima estudava na Escola Estadual Tarquínio Cobra Olyntho, em São José do Rio Pardo.
Segundo a prefeitura, a Vigilância Epidemiológica adotou as providências previstas nos protocolos de saúde pública, e o padrasto da criança foi orientado a informar as pessoas que tiveram contato próximo com ela para que procurem a Vigilância Epidemiológica ou os serviços de saúde e recebam as orientações necessárias.
A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal, e pode ser causada por bactérias, vírus, fungos e parasitas, além de ter origem não infecciosa.
A vacinação é a melhor forma de prevenção contra a doença e está disponível no sistema público de saúde. Entre os sintomas da meningite bacteriana estão cefaleia (dor de cabeça muito forte), febre acima de 38 graus, rigidez de nuca (pescoço mais rígido e duro) e confusão mental, com alteração do nível de consciência, letargia, sonolência e irritabilidade.
Um levantamento da EPTV apontou que pelo menos quatro casos de meningite foram registrados na região neste ano.
Em maio, uma jovem morreu vítima da doença em São Carlos (SP). Três meses depois, uma menina de Araras (SP) não resistiu e morreu em Limeira (SP).
Já em setembro, uma criança se recuperou após o diagnóstico de meningite em Casa Branca (SP).
A vacinação é a principal forma de prevenção contra a meningite, e está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) para bebês, crianças e adolescentes.
Fonte: EPTV
.
Matéria publicada em 20 de outubro de 2026, às 11h38.
























