
Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

A Justiça Eleitoral manteve, em decisão definitiva nesta terça-feira (10), a cassação do mandato e a inelegibilidade de José Francisco Martha, o Zé da Doca, prefeito eleito de São Sebastião da Grama com 47,27% dos votos válidos em 2024.
.
.
A investigação comprovou que os documentos eram utilizados para encobrir gastos inexistentes, configurando desvio de recursos do erário e enriquecimento ilícito.
Com isso, Zé da Doca tem os direitos políticos suspensos por oito anos, está condenado ao ressarcimento dos valores desviados, ao pagamento de multa civil e proibido de contratar com o poder público. O tribunal também derrubou qualquer tentativa de sustentar o cargo por meio de decisões provisórias.
Zé da Doca havia conseguido, no final de 2024, uma liminar suspendendo os efeitos da condenação, o que permitiu sua diplomação e posse em 1º de janeiro de 2025. No entanto, o mérito do recurso foi julgado improcedente pelo plenário do TSE em outubro de 2025.
Com a perda do mandato, assume interinamente a prefeitura o presidente da Câmara Municipal, Vander Lúcio Peixoto (PP), que comandará o Executivo até que a Justiça Eleitoral defina a data para realização de novas eleições.
A Prefeitura de São Sebastião da Grama, por meio de sua assessoria, optou por não se manifestar no momento.
Fonte: Portal da Cidade
.
Matéria publicada em 11 de fevereiro de 2026, às 12h17.