Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
O diretor do Departamento de Turismo de São João da Boa Vista, Marcelo Alexandre, participou da edição de quarta-feira (9) do programa ‘2 EM 1’.
Dentre os temas abordados, Marcelo falou sobre sua chegada ao departamento (ocorrida no início de março), os próximos eventos a serem realizados no município e a reativação do trem turístico da região.
O papo teve início com um breve resumo da carreira de Marcelo, em especial na sua área de atuação. Graduado em Turismo pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Poços de Caldas, especializou-se em Ecoturismo: Interpretação e Planejamento de Atividades em Áreas Naturais pela Universidade Federal de Lavras (UFLA).
O diretor também é mestre em Administração pela UFLA, com foco em gestão de pessoas, ambiente e desenvolvimento, e possui MBA em Recursos Humanos pela UNIFEOB. Desde o início dos anos 2000, atua na área do turismo como professor.
Marcelo afirmou que o Turismo é um “braço importante” da administração municipal, e que o alinhamento entre a pasta e outros segmentos da Prefeitura precisa ser muito claro, para que as ações possam ser efetivas.
“Quando o prefeito (Vanderlei) me convidou, foi justamente com a proposta de tornar o turismo uma atividade econômica estratégica na cidade.”
O diretor afirma que grandes eventos, como a EAPIC, precisam ser realizados de maneira sustentável, pois a grande movimentação de pessoas na cidade pode causar mais prejuízos do que benefícios.
Questionado quanto à programação de eventos para 2025, Marcelo afirma que até mesmo a Parada de Natal já está sendo discutida. Segundo o diretor, para obter resultados “diferenciados”, o turismo deve ser preparado com muita antecedência.
O professor já adiantou, inclusive, que a celebração do aniversário da cidade será realizada no final de semana anterior (dias 21 e 22 de junho), reservando o dia 24 para um evento especial em uma das praças de São João da Boa Vista.
“Festa de São João é algo turístico. […] Ela precisa ter a envergadura de um evento turístico.”
Marcelo esclareceu que pretende fortalecer os laços de comunicação e respeito com a imprensa para que os eventos contem com maior cobertura midiática e divulgação, visto que o intuito é justamente atrair cidadãos de outros municípios para São João. “Se for falar de turismo sem imprensa, a gente para”, afirma o diretor.
Ele também vê com bons olhos a possibilidade de trazer o letreiro “Eu Amo São João da Boa Vista” para uma área mais central do município, visando deslocar os turistas para as zonas comerciais. Hoje, o letreiro se encontra em uma das entradas da cidade.
Dentre outras mudanças que estão no radar da pasta de Turismo, estão a implementação de melhorias estéticas na rodoviária de São João da Boa Vista e a reativação da linha turística de trem, que liga Aguaí (SP) a Poços de Caldas (MG).
“Estamos com ações para abrir uma ciclovia que passa por Águas da Prata e Poços de Caldas, […] com conversas sobre o trem turístico. De Prata até Aguaí, já temos tudo pronto (trilhos). Por que não fazer a primeira etapa, já galgando a segunda?”
Em relação a sua visão sobre a EAPIC, Marcelo diz que pretende resgatar a identidade de festa, pautando as exposições de animais e torneios como eventos integrantes, segundo ele, com o devido cuidado com os animais.
O diretor afirma que toda a realização da EAPIC será “pensada e repensada” para atender aos anseios da população e valorizar a cultura agrária da região.
Confira a entrevista na íntegra a partir de 00:00.
Matéria publicada em 9 de abril de 2025, às 13h22.